Coordenador : Wantuil Rodrigues Araujo Filho
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389625.2201.29025.23022023
Departamento/Setor: FFE
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Comunidade acadêmica do Curso de Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (acadêmicos de graduação, alunos de pós-graduação e professores), bem como cirurgiões dentistas do setor público e privado do município de Nova Friburgo, população atendida nas clínicas odontológicas do Instituto de Saúde de Nova Friburgo e todas as pessoas da comunidade que queiram doar seus dentes extraídos ao Banco de Dentes Humanos da presente proposta de criação.
Local de atuação: INSTITUTO DE SAÚDE DE NOVA FRIBURGO
Objetivo
Geral Assegurar ao curso de Odontologia Do Instituto de Saúde de Nova Friburgo as condições legais, éticas e de Biossegurança para o emprego de dentes humanos no Ensino- Pesquisa e Extensão. Específicos Promover a conscientização dos alunos, professores e profissionais da Odontologia principalmente da Rede de coleta no município, com o encaminhamento de dentes humanos extraídos para o BDH do ISNF. Possibilitar os professores e acadêmicos de Odontologia, suporte às atividades de ensino, pesquisas que utilizem os dentes do acervo, desde que atendam às normas do BDH Buscar parcerias para a captação dos dentes humanos atendendo as normas brasileiras de Bioética e Biossegurança Conscientizar os acadêmicos da responsabilidade com o órgão dental e suas implicações legais da sua captação e descarte
Resumo
Os Bancos de Dentes Humanos (BDHs) são instituições sem fins lucrativos, vinculados a insti¬tuições de ensino com o objetivo de suprir as necessidades acadêmicas, fornecendo dentes para pesquisa, treinamento laboratorial e restaurações biológicas. Além disso, os BDHs são um im¬portante instrumento didático, científico e clínico que estão cada vez mais presente nos Cursos de Odontologia brasileiros. A implantação do BDH no Instituto de Saúde de Nova Friburgo terá o propósito de organizar e facilitar a captação, o armazenamento e a doação de dentes, formalizando suas origens, destino e criando condições ideais para a utilização desses órgãos. Assim, este Projeto visa a implantação do BDH no Curso de Odontologia do Instituto de Saúde de Nova Friburgo desde a adequação física, estruturação para cap¬tação, armazenamento e doação, organização documental, funcionalidade e fatos burocráticos para o início de suas atividades. O pleno funcionamento do BDH significa um incremento de grande importância para o Campus Universitário de Nova Friburgo.